Dicas de treinamento

Musculação - certo e errado

Está acontecendo nos Estados Unidos o 11º Congresso de Saúde e Boa Forma do American College of Sports Medicine. Teses, pesquisas, palestras e um monte de novos produtos são apresentados no evento.

O especialista em musculação e boa forma Len Kravitz, por exemplo, fez uma palestra em que afirmou que o treinamento de resistência (em oposição, por exemplo, à musculação para hipertrofia) tem efeitos favoráveis na força e resistência musculares, no sistema cardiovascular e no bem-estar psicossocial em geral.

E apontou coisas que devem e que não devem ser feitas nos treinos.

FAÇA:

1. Alongamentos imediatamente depois de alguma atividade aeróbica, quando os músculos ainda estão aquecidos, o que aumenta a flexibilidade e pode ajudar a prevenir lesões (falo eu: sempre ouço os técnicos recomendarem extremo cuidado nesses alongamentos, pois o próprio fato de os músculos estarem aquecidos pode levar a um abuso, com conseqüências danosas).

2. Aquecimento antes de trabalhar com pesos. Suas musculatura precisa de tempo para se adaptar ao exercício.

3. Desaqueça. Depois do exercício, mesmo musculação, dê um tempo para sua freqüência cardíaca baixar. Caminhe sem sair do lugar ou alongue-se.

NÃO FAÇA

1. Levantamento de mais peso do que você efetivamente pode suportar. O aumento gradual e progressivo da resistência é mais seguro e eficiente.

2. Exercícios com muita intensidade. As lesões acontecem quando as pessoas exageram, fazendo muito esforço com alta intensidade.

3. Musculação "aos soluços", dando trancos para levantar o peso. Se você precisa fazer isso, provavelmente está exagerando e corre o risco de se lesionar.